O alto uso de pastagens para a criação de bovinos no Brasil se deve ao menor gasto com infraestrutura no sistema pastoril e também ao fato do pasto ser um alimento barato, o que resulta em baixo custo do leite ou da carne produzidos em pastagens.
Porém, para aproveitar as vantagens da produção animal a pasto, as pastagens têm que ser bem manejadas ou adequadamente cuidadas.
A palavra “manejar” tem os seguintes significados: “ter conhecimento sobre algo”, “saber praticar”, “fazer a gestão” ou “administrar”.
Dessa forma, manejar uma pastagem corresponde ao uso do conhecimento para planejar e executar, de forma integrada e estratégica, as ações que irão interferir nos componentes e nas etapas do sistema produtivo, com o objetivo de alcançar resultados desejáveis.
Nesse sentido, a adubação é uma estratégia de manejo da pastagem que consiste em aplicar as doses de adubos na área da pastagem, para manter ou melhorar a fertilidade do solo e, assim, propiciar maior crescimento do pasto.
A adubação é pouco usada pelos pecuaristas brasileiros.
Um dos motivos que explica esse fato é que os pecuaristas ainda não conhecem todos os benefícios dessa prática de manejo e os vários objetivos que podem ser alcançados com o uso da adubação da pastagem.
Por isso, a seguir, irei apresentar 10 objetivos que podem ser alcançados com o emprego da adubação da pastagem no sistema de produção animal.
Conhecendo essas possibilidades, acredito que o uso da adubação possa ser mais facilmente adotado nos sistemas produtivos.
Vejamos!
É possível adubar uma pastagem a fim de conseguir:
Como a adubação pode ser usada para alcançar vários objetivos, caberá ao pecuarista ou técnico conhecer essas possibilidades e, depois, escolher como a adubação será usada nas pastagens da propriedade.
Se você quiser saber informações mais detalhadas sobre cada um desses 10 motivos para adubar a pastagem, por favor, leia o e-book “10 motivos para adubar a sua pastagem”, disponível em E-BOOKS GRATUITOS
Até uma próxima!