A adubação de pastagem é uma estratégia de manejo bastante conhecida pelos pecuaristas. No entanto, o seu uso é restrito na atividade pecuária brasileira e, de certo modo, a adubação pode ser considerada polêmica.
Isso acontece, porque alguns pecuaristas conseguem obter os benefícios dessa técnica, enquanto outros não. Assim, uma mesma estratégia de manejo da pastagem, como a adubação, pode gerar resultados diferentes, depende da forma (errada ou certa) com que é utilizada no sistema de produção.
Um dos motivos responsáveis pelo insucesso da adubação de pastagens é a falta de uma visão sistêmica do sistema produtivo.
Nesse sentido, o uso da adubação no sistema de produção deve ser analisado de forma ampla, considerando-se os seus efeitos sobre os componentes do sistema pastoril (solo, planta, animal), bem como levando-se em consideração suas consequências sobre as etapas da produção animal em pastagens (crescimento, utilização e conversão).
Outra razão que justifica algumas falhas que podem ocorrer quando se utiliza a adubação de pastagens diz respeito à falta de informação ou a existência de informações falsas sobre essa tecnologia.
De fato, muitos pecuaristas desconhecem as reais características (benefícios e limitações) da adubação de pastagens, devido à falta de uma orientação técnica apropriada.
Além disso, muitos pecuaristas também recebem informações incorretas, que atualmente são rapidamente e facilmente propagadas pelos meios de comunicação, sobretudo pela internet.
Esses fatos, somado à falta de controle ou de monitoramento formal dos processos no sistema produtivo, podem resultar em interpretações erradas dos resultados conseguidos com a adubação das pastagens.
Quando essas interpretações e informações errôneas são propagadas ao longo dos anos criam-se condições adequadas para o aparecimento de mitos sobre essa importante estratégia de manejo de pastagens.
Os mitos são informações falsas ou infundadas, frequentemente exageradas ou distorcidas pelos pecuaristas e técnicos sobre a estratégia de adubação da pastagem (Fonseca et al., 2010).
Sendo assim, para aumentar o uso de adubos em pastagens, é preciso, dentre outros fatores, acabar com alguns mitos sobre essa tecnologia.
Nesse contexto, existem, pelo menos, cinco mitos relacionados à adubação das pastagens, que são:
Se você quiser saber informações mais detalhadas sobre cada um desses 5 mitos sobre a adubação da pastagem, por favor, leia o e-book “5 mitos sobre a adubação da pastagem”, disponível em E-BOOKS GRATUITOS
Acredito que a divulgação de informações corretas, que geram conhecimento para o manejador da pastagem, contribui para acabar com os mitos que prejudicam o uso correto da adubação das pastagens.
Até uma próxima!