Todo ano tem seca e você já sabe disso, não é?
Mas será que você se prepara adequadamente para evitar os problemas da falta de pasto durante a seca?
Veja o que pode ser feito!
Uma das primeiras ações de manejo que pode ser empregada para equilibrar a oferta com a demanda de forragem pelo rebanho na época de seca é o ajuste da taxa de lotação das pastagens.
A diminuição da taxa de lotação durante a época seca do ano, pela venda ou transferência de animais, é ação de manejo consistente, efetiva e de rápido efeito sobre a diminuição da demanda de forragem pelo rebanho.
O pecuarista também pode usar em seu sistema de produção capins com padrões de crescimento complementares. Com isso, é possível contar com capins com maior potencial de produção de forragem em cada época do ano.
Na época de seca, existem capins com genética para produzir mais forragem durante os meses de outono, como a maioria das braquiárias (exemplo: capins braquiarinha, paiaguás, marandu, piatã e braúna). Isso pode aumentar o estoque de massa de forragem para uso durante os meses de inverno.
É importante que você saiba que nenhum capim é capaz de crescer no inverno, devido ao acentuado déficit hídrico no solo. Mas alguns capins mantêm folhas vivas por mais tempo, como o capim-paiaguás.
Na sequência de melhoria da produção animal em pastagens, mas ainda em sistemas de baixo nível tecnológico (baixa taxa de lotação), o pecuarista pode fazer uso da vedação ou diferimento do uso da pastagem, criando um estoque de massa de forragem durante o final do verão e, ou outono para ofertar aos animais durante os meses de inverno e início da primavera.
A adubação estratégica, efetuada no final do período das águas, é outra possibilidade a disposição do pecuarista, para aumentar o suprimento de forragem para uso na época de seca.
Em um processo de intensificação da produção animal a pasto, outro insumo que pode ser utilizado no sistema pastoril para equilibrar o suprimento com a demanda de forragem é o suplemento concentrado. Este pode ser fornecido em diferentes quantidades aos animais durante o período de seca, de acordo com o objetivo do pecuarista.
Em sistemas pastoris de alto nível tecnológico, onde há disponibilidade de água, clima favorável, bem como recursos financeiros suficientes, o pecuarista pode lançar mão da irrigação das pastagens, aumentar a produção de forragem na época de seca.
A prática de irrigação da pastagem normalmente está associada ao uso de doses mais altas de adubos. Com isso, a produção animal por unidade de área é extremamente aumentada nas pastagens irrigadas, inclusive durante os meses de outono e inverno.
Na medida em que o sistema de produção se torna mais intensivo, com altas taxas de lotação, em geral, a necessidade de se trabalhar com a produção de volumosos conservados aumenta. Assim, nestes sistemas de produção, é comum a produção de feno ou de silagem da forragem excedente produzida pelos capins tropicais durante a época chuvosa.
Outra possibilidade para a obtenção de volumosos conservados consiste no cultivo, em áreas exclusivas, de gramíneas forrageiras com alto potencial de produção de forragem, como ocorre nas capineiras ou em lavouras de sorgo e milho para ensilagem.
Em sistemas de alto nível tecnológico, o confinamento também pode ser outra estratégia de manejo utilizada, a fim de, dentre outros fatores, reduzir a demanda de pasto na época de seca. Para o uso do confinamento, maiores quantidades de alimentos concentrados são utilizadas, bem como há a necessidade de maior produção de volumosos suplementares.
Perceba que existem várias possibilidades de estratégias que podem ser utilizadas para garantir forage para os animais na época de seca.
Cada uma dessas estratégias deve ser escolhida de acordo com o tipo de sistema de produção, pois existem sistemas mais extensivos ou de baixo nível tecnológico, que trabalham com baixa taxa de lotação nas pastagens; mas também há os sistemas mais intensivos ou de alto nível tecnológico, que operam com taxa de lotação elevada.
Então, fique atento: não deixe de se planejar; não deixe faltar forragem para seus animais na época de seca!
Até uma próxima!