Livraria Bom de Pasto

Você Controla o Pastejo dos seus Animais?

A palavra “controle” significa monitorar ou fiscalizar.

Em sistemas de produção de carne ou leite a pasto, o controle do pastejo deve ser contínuo, para verificar se as ações estão sendo executadas e os resultados estão sendo alcançados de acordo com o que foi planejado.

Mas o que deve ser controlado durante o manejo do pastejo?

Tanto o capim, quanto os animais, devem ser monitorados.

Para o controle do capim, é recomendável fiscalizar algumas características, como a massa de forragem, a cobertura do solo e a altura média do pasto. Essas características são importantes para a produção e a perenidade do pasto.

Quanto aos animais em pastejo, é recomendável monitorar o seu comportamento na pastagem, como tempo diário dos animais em pastejo e o horário em que o pastejo ocorre.

O controle da distribuição dos animais na área da pastagem também é recomendável, para verificar se o pastejo está ocorrendo de forma uniforme ou desuniforme.

A verificação periódica do escore de condição corporal e do desempenho dos animais também é fundamental.

As principais formas que o homem utiliza para controlar o pastejo consistem na escolha de:

  • método de lotação; e
  • intensidade de pastejo.

O método de lotação é forma como os animais são movimentados ou distribuídos na pastagem para a realização do pastejo. Com isso, o processo de pastejo também é modificado.

Os dois principais métodos de lotação utilizados no Brasil são a lotação intermitente, também conhecida por pastejo rotativo; e a lotação contínua, também chamado de “pastejo contínuo”.

A intensidade de pastejo é a porção da massa de forragem colhida ou removida pelos animais em pastejo, em relação à forragem que foi produzida pelo pasto. Quanto maior a remoção de forragem pelos animais, maior será a intensidade de pastejo.

Em geral, maiores intensidades de pastejo (“pastejo pesado”) estão associadas às menores alturas dos pastos e às situações em que há maior número de animais na pastagem.

A principal ação a ser executada pelo homem para controlar a intensidade de pastejo é o ajuste da taxa de lotação, isto é, do número de animais a ser mantido durante determinado período de tempo na área da pastagem.

Por sua vez, o principal critério a ser usado para a tomada de decisão sobre qual quantidade de animais deve ser mantida na pastagem é a altura média do pasto.

Dessa forma, outra atividade que deve ser executada pelo manejador do pastejo consiste na medição frequente da altura dos pastos existentes na fazenda.

Então, controle a altura de seus pastos para obter bons resultados e evitar problemas nos sistemas de produção animal a pasto!

Até uma próxima!

Manoel Eduardo Rozalino Santos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *