Saudações, Pecuarista Bom de Pasto!
Tudo bem?
Como estamos na época de fazer o diferimento, ainda vamos continuar tratando desse tema.
A DEFINIÇÃO DO INÍCIO DO DIFERIMENTO É UMA DAS (SENÃO, A MAIS!) IMPORTANTE AÇÃO DE MANEJO EM PASTAGENS DIFERIDAS. A ESCOLHA DESSA DATA DEPENDE PRINCIPALMENTE DO CLIMA DA SUA REGIÃO.
POR QUE ISSO É IMPORTANTE?
Como o fim do período de diferimento coincide com a época de escassez de forragem na fazenda (época de seca), a data que você tem mais flexibilidade para controlar a duração do período de diferimento é o início do diferimento.
Iniciar o diferimento cedo demais gera longo período de diferimento. E longo período de diferimento resulta em pasto diferido com baixa qualidade na seca!
Por outro lado, iniciar o diferimento tarde demais gera curto período de diferimento. E curto período de diferimento resulta em pasto diferido em quantidade insuficiente para alimentar o gado na seca!
COMO DEFINIR O INÍCIO DO DIFERIMENTO?
Você deve iniciar o período de diferimento cerca de 30 a 60 dias antes de ocorrer, em sua região, o fator climático que limita ou impede o crescimento do seu capim.
Por isso, você deve conhecer o clima de sua região. Você encontra tais informações em sites como:
Para os capins tropicais, os fatores do clima que paralisam o seu crescimento são:
UM EXEMPLO:
Se em uma região a temperatura baixa não for fator limitante e as chuvas terminam no final de abril, o início do diferimento deveria ocorrer até, no máximo, o final de março (30 dias antes de terminar as chuvas).
Mas, se você quiser correr menos risco, devido à variação na quantidade das chuvas entre os anos, é recomendável iniciar o período de diferimento no final de fevereiro (cerca de 60 dias prévios ao final das chuvas).
QUER SABER MAIS SOBRE ESSE ASSUNTO?
Conheça o livro:
NA SECA O PASTO PODE SECAR, MAS O BOI NÃO!